Wednesday, February 03, 2010

Mandrake
























































































Desde a faculdade toda vez que tinha que escolher um livro pra ilustrar eu mandava logo um Rubem Fonseca. Agora me aparece esse concurso de criar a cara do Mandrake. Me empolguei
e mandei. Coloco aqui alguns esboços pra mostrar meu processo. Tem também um dos desenhos finalizados. O outro você poder ver aqui no blog do concurso.

É um personagem difícil. Só no primeiro conto, O Caso F.A., umas duas vezes alguma mulher fala que ele é bonito. Tentei fugir do galã. Acredito que Paulo Mendes tenha que ter um rosto forte, e um certo olhar amargurado, ele já viu muita coisa feia. As entradas e o cabelo "duro" o fizeram mais brasileiro.

Para o tom e o clima me inspirei nos mestres do claro-escuro Alex Toth, Jordi Bernet e um pouquinho de José Muñoz. Vendo o resultado final do desenho fiquei feliz, pois me recordei do
que disse pra um amigo depois que vi o piloto da série de TV: dá pra sentir o cheiro do submundo do Rio, um cheiro de uísque falsificado e cocaína barata.

1 comment:

Pedro said...

Mandou bem, Sandro. Lá no site do concurso é das mais fortes pedidas. A finalização que você fez pra ilustração final ficou bem fiel ao ambiente das histórias.

Abraço!