Thursday, July 27, 2006







































My Velória

Essa é a capa da Mosh!#13, a revista que nunca vai existir, estrelando minha série "Velória". Mas não se preocupem, ela vai morar na nova publicação capitaneada pelo Renato Lima (co-editor da MOSH!). O projeto chama-se Jukebox. Estréia dia 6 de agosto no teatro Odisséia. Mesmo esquema da nossa querida e finada revista de bolso, quadrinhos sobre rock e afins, só que agora com um pouco mais de matérias.

Velória é uma menina de 16 anos. Estranha, obcecada pela morte, depressiva. Ou seja, uma dolescente normal.

Uma das minhas grandes influências durante a criação da personagem foi o humor obscuro e cínico de um sujeito chamado Stephin Merrit na forma da banda The Gothic Archies, que acaba de lançar uma faixa na coletânea Where's Neil When You Need Him, tributo musical ao roteirista de quadrinhos Neil Gaiman, criador da série moderna do Sandman. Eu sempre acompanhei o trabalho de Merrtit através de sua encarnação mais famosa, o Magnetic Fields, que consiste basicamente de sua voz soturna sobre bases de sintetizadores antigos, versando letras cafonas e desesperadas sobre amor. Tanto que, em 1999, ele lançou o 69 Love Songs. Isso mesmo, são 3 CDs, mais de 3 horas de duração e simplesmente NENHUMA das canções é menos que excelente. Por isso o álbum entrou na lista da maioria dos críticos como um dos melhores da década passada. Só recentemente é que conheci esse projeto paralelo dele, o supracitado Gothic Archies, que é exatamente isso que o nome diz, um mix de música dark (gothic) com um pop quase infantil (Archie, a popular série americana de quadrinhos dos anos 40/50/60). Encaixou perfeitamente no clima que eu buscava para o universo da Velória e mais ainda para a coletânea que homenageia o Neil Gaiman, onde eles contribuiram com a faixa Mr.Punch, originalmente uma graphic novel ilustrada pelo Dave Mckean sobre memórias soturnas da infância de Gaiman. O próximo projeto dos Gothic Archies é um disco inteiro baseado na série de livros infantis de Lemony Snicket, conhecida aqui como Desventuras em Série, que teve até filme estrelado pelo Jim Carrey.

Acompanhem as desventuras de Velória na revista Jukebox, de preferência ouvindo Gothic Archies, Magnetic Fields, Jesus and Mary Chain, Joy Divison e outras desse naipe.

10 comments:

Anonymous said...

Me lembrou clip de Residents. Esses olhões. :)

Anonymous said...

Muito bom o desenho! Gostei da personagem e agora tô curioso pra ler as histórias.

Odyr said...

Muito boa a capa, velho. Muito gráfica. Quero conhecer Velória.

Anonymous said...

po, roubou meu Magnetic Fields.... pelo menos essa menina tem bom gosto!!!

Anonymous said...

Show de bola no Maraca! Vida à Velória.

M O T T I L A A said...

Falaê, Sandro! Fiquei desolado com a notícia sobre o fim da Mosh! Fiquei devendo uma série de quadrinhos que comecei a fazer e não conseguí acabar até hoje e quando ví, a revista acaba! Fico feliz de saber que vai continuar de certa maneira, espero que tão legal quanto...
Quero ver essa história aí!

Se liga nessa aqui também:

www.abarreta.blogspot.com

É O RAP! hahahaa

Abraço!!!!!

FelipeMotta aka MOTTILLA aka HorseFaceKillah

Sandro Menezes said...

as coisas morrem. e renascem, estranhas.

sempre gostei de zumbis.

sandro

Anonymous said...

O Archie foi publicado no Brasil nos anos 50 com o nome de Frajola (!!!). Aguarde o "Memórias Tipográficas dos Quadrinhos no Brasil" by BP & Ota!

Anonymous said...

Eu já gostava de ti...
Agora virei sua fã!

Sucesso!

Anonymous said...

Beleza de blog. Gostei do teu traço. Vou voltar! Tenho um blog onde publico meus cartuns MUNDO FEIO, www.mundofeio.zip.net aparece por lá.
abraço